Momentos significativos

Carlos Lacerda recebe relatório O Governador Carlos Lacerda recebe do Presidente da ADEG, Eng. Emílio Ibrahim, em 1961, o relatório detalhado do inacabado Estádio do Maracanã. O decidido apoio do saudoso Governador permitiu a conclusão das obras do estádio, que, também, passou por uma profunda reforma de normas, métodos e estrutura administrativa, fazendo com que aquele estádio transcendesse o aspecto esportivo para compor um dos grandes pontos turísticos da cidade, com reflexos no exterior.

Visita do Governador Carlos Lacerda O Governador Carlos Lacerda visita as obras de recuperação do Estádio do Maracanã, ao lado do Presidente da ADEG (SUDERJ), Eng. Emílio Ibrahim, em 1961.

Estadio Minas Gerais As obras do Estádio Magalhães Pinto foram visitadas pelo presidente da ADEG, Eng. Emílio Ibrahim, que colaborou efetivamente na sua construção, colocando a sua experiência e o serviço de engenharia da ADEG (SUDERJ) à disposição do dinâmico Eng. Gil Cezar Moreira, desde o início da construção daquele magnífico estádio.

Servir ao esporte Dinâmico Presidente da ADEG, o engenheiro Emílio Ibrahim foi alvo, ontem, no JORNAL DOS SPORTS, de merecida homenagem que lhe rendeu o Sr. Mário Filho por sua dedicação ao "XIV JOGOS DA PRIMAVERA". Após receber do Diretor do JORNAL DOS SPORTS um exemplar autografado de "Copa do Mundo, 62" e um escudo de ouro do J.S., (foto), o homenageado disse que "servir ao JORNAL DOS SPORTS é servir ao esporte".

Fugap Implantação, em 1963, da FUGAP - Fundo de Garantia do Atleta Profissional, que prestava serviços sociais aos jogadores no seu ocaso. Ela tinha como seus diretores Castilho, Nilton Santos e Paulinho de Almeida. O presidente da ADEG, Eng. Emílio Ibrahim entre os assessores, Ademir Marques Meneses e Orlando Viana. Em 1948, Emílio e Orlando jogavam no Fluminense e Ademir era o grande ídolo do Vasco da Gama.

Visita ex-prefeitos O Secretário de Obras do Estado Eng. Emílio Ibrahim recebe a visita dos ex-Prefeitos do antigo Distrito Federal: Eng. João Carlos Vital, Eng. Alim Pedro e o Sr. Sá Freire Alvim, homens públicos honrados que alcançaram a culminância na vida pública.

Inauguracao do Elevado Paulo de Frontin Inauguração do Elevado Paulo de Frontin, com a presença do Cardeal D. Eugênio Sales.

Apresentação na Associação Comercial do Rio de Janeiro O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Eng. Emílio Ibrahim, fazendo palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1973, sobre a implantação das linhas policrômicas (vermelha, verde e amarela), projeto elaborado pela competente equipe DER. Afirmava o secretário:
"A implantação das vias expressas no Rio de Janeiro obedece a uma política viária que possui dois objetivos bem definidos: criar alternativas de tráfego para as vias existentes, hoje congestionadas e já sem condições de serem ampliadas e, sobretudo, permitir a ligação zona Norte-Sul e outros pontos extremos sem que os veículos passem pelo centro da cidade".

Inauguracao de monumento Flagrante da inauguração do Monumento "18 do Forte", na Avenida Atlântica".
Leia a carta do Brigadeiro Eduardo Gomes ao Secretário de Obras.

Gremio Literario Tristao de Athayde Eng. Emílio Ibrahim recebe o título de Sócio Honorário do Grêmio Literário Tristão de Athayde, das mãos do ilustre patrono da referida instituição: Dr. Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde), saudoso intelectual e grande pensador católico. Ouro Preto, novembro de 1980.

Assinatura de convenio. Secretário de Obras Emílio Ibrahim e o Ministro Cezar Cals firmam o convênio para implantar o sistema de gás natural, no Rio de Janeiro
Leia o discurso do Secretário de Obras e Serviços Públicos do Rio de Janeiro.

Lucio Costa Secretário de Obras do Estado, Eng. Emílio Ibrahim, ao lado do saudoso e arquiteto-urbanista maior, Lúcio Costa, que foi o autor do projeto de desenvolvimento da Barra da Tijuca. A foto marca a implantação do Bosque da Barra (600.000 m2), obra realizada pela Secretaria de Obras de Estado.

Joao Figueiredo Lançamento da candidatura do Eng. Emílio Ibrahim
Lançamento da candidatura do Eng. Emílio Ibrahim ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. O candidato, ao lado do Ministro dos Transportes Mário Andreazza, é cumprimentado pelo Presidente João Figueiredo. Abril de 1982.

Rui Porto Eleito "Personalidade Extra" do esporte, por esmagadora maioria de votos, em recente pleito idealizado pela revista paulista "Edição Extra", por meio de sua sucursal no Rio, Emílio Ibrahim recebeu, sábado, o prêmio que lhe foi outorgado - uma medalha de prata - das mãos de Rui Porto, na TV Continental. Emílio Ibrahim, que também foi eleito o "Desportista do Ano" em 63, recebendo o Troféu Atlas, merecendo igualmente votos de louvor do Clube de Engenharia e da Assembléia Legislativa do Estado, pela obra que realizou como presidente da ADEG, foi o primeiro a merecer a distinção na série de personalidades extras de diversos setores que serão eleitos.

Deputado Jose Bonifacio Visitando o Maracanã, o Deputado José Bonifácio Lafayette de Andrada e Silva, 1º Secretário da Câmara Federal, ficou impressionado com os trabalhos da administração do engenheiro Emílio Ibrahim, que, aos poucos, vai transformando o maior estádio do mundo num verdadeiro orgulho para o esporte brasileiro. As obras que visam a completar o Maracanã serão iniciadas no presente exercício. O Globo, 30/04/1963

Mariana, MG -Emílio Ibrahim, Fernando Morais e Roque Cammelo Na Praça Minas Gerais da histórica Mariana, o Engenheiro Emílio Ibrahim, o Jornalista Fernando Morais e o Prefeito Roque Camêllo, membros da Academia Marianense de Letras e Artes.

Trofeu Pedro Aleixo Troféu Pedro Aleixo
O Eng. Emílio Ibrahim recebe como "Personalidade Notável 2001", o troféu Pedro Aleixo

Benemerito Colegio Brasileiro Cirurgioes O Eng. Emílio Ibrahim recebe Título de Benemérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Agua - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas