Preito de Reconhecimento

"Concluímos uma missão pública que a vida nos confiou; é muito reconfortante podermos dizer que o destino foi muito bondoso para conosco e que procuramos retribuir a generosidade da sorte, buscando sempre alcançar um único objetivo: o benefício da coletividade a que servirmos.

Ressaltamos, por oportuno, que quando ocupamos o cargo de Secretário de Obras Públicas nos Governos da Guanabara e Rio de Janeiro, recebemos do Governador Chagas Freitas o efetivo apoio e liberdade de ação para escolha dos componentes de nossa equipe de trabalho. O Governador Chagas Freitas dirigiu o Estado, por dois períodos, com seriedade, equilíbrio e larga visão administrativa, marcando seus governos com importantes realizações.

Gostaríamos, nesta oportunidade, de prestar nossa homenagem ao saudoso Prefeito do antigo Distrito Federal, Engº João Carlos Vital.

Lembramo-nos de que, ainda acadêmico de engenharia, dando início à nossa vida pública na qualidade de oficial de seu Gabinete, acompanhamos, de perto, o sentido novo dado ao setor de planejamento do governo, que foi desenvolvido, pela primeira vez, no Rio de Janeiro, na forma de Plano Integrado.

O famoso Projeto 1.000 (número de aprovação na Câmara dos Vereadores), o primeiro Plano Integrado do Governo no antigo Distrito Federal, se posto em ação a partir de 1951, quando foi apresentado, teria resolvido os grandes problemas que o Rio de Janeiro já enfrentava naquela época, com a execução das obras do Metrô, Adutora do Guandú, Túnel Rebouças e outras importantes realizações. Infelizmente, por motivos políticos, o Projeto 1.000 não foi concretizado em lei, constituindo-se para nós, o maior erro até hoje cometido na história da administração do Rio de Janeiro. Foi uma visão de futuro comprometida pelas incompreensões da época.

A figura do Prefeito João Carlos Vital, entretanto, continua presente na lembrança de todos os que, como nós, tiveram o privilégio e a honra de conhecê-lo e tê-lo como exemplo, para levar avante as missões e encargos que o destino nos reservou.

João Carlos Vital deixou-nos, como precioso legado, uma grande lição de vida, que somente aqueles que sempre buscam a perfeição podem oferecer.

A conceituada empresa Tecnoweb, à qual tributamos o nosso reconhecimento pelo trabalho executado, colecionou dados para figurar neste "website", e assim formar-lhe o conteúdo, com o sentimento de mostrar ao público elementos que documentam, de modo expressivo, o resultado de tantos esforços, na sua maioria anônimos, todos, porém, irmanados e unidos no mesmo e único superior desejo de bem servir à causa pública".

Emílio Ibrahim

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Agua - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas