Emílio Ibrahim - memórias
vazio
vazio
vazio
Início
Biograifa
Atuação
Realizações
Sistema Viário
Infra-estrutura
Urbanização
Prédios Públicos
Órgãos Públicos
Ações administrativas
Artigos
Discursos
Imprensa
Imprensa
Momentos Significativos
Preito
Contato
vazio

Discursos

Discurso do Secretário de Obras Emílio Ibrahim, na implantação do sistema de gás natural no Rio de Janeiro.

Publicado no Jornal "O Dia" de 12/08/80

Firmado convênio para implantar o sistema de gás natural no Rio

Em ato realizado na manhã de ontem no gabinete do Ministro César Cals, em Brasília, foi firmado um convênio entre o Governo Federal e o Estado do Rio de Janeiro com vistas a implantação do sistema de gás natural no Rio de Janeiro.O Governo fluminense foi representado pelo Secretário Emílio Ibrahim, cuja pasta, Obras e Serviços Públicos, será responsável pela execução do projeto.

O sistema de gás natural do Rio de Janeiro prevê o aproveitamento do Gás Natural de campos e irá proporcionar um forte crescimento industrial e econômico, não só do Rio mas também de regiões vizinhas. Pelo convênio, o projeto tem um custo em torno de 1 bilhão e 180 milhões de cruzeiros e o Rio terá mais 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia. A preços de hoje, o sistema significará uma economia de divisas da ordem de 90 milhões de dólares por ano, gastos atualmente na importação da nafta para a produção do gás atualmente consumido.

Além do Ministro César Cals e do Secretário Emílio Ibrahim, a cerimônia teve a presença do presidente da Petrobrás, Shigeakl Ueki, do presidente do CNP, General Oziel Almeida Costa , do presidente da Caeeb, Ney Webster e do presidente da Cia. Estadual de Gás do Rio de Janeiro, engenheiro Roberto Silveira. A CEG, órgãos da Secretaria Estadual de Obras, será responsável pela execução do projeto.

Ao final do ato, em nome do Governador Chagas Freitas, o Secretário Emílio Ibrahim disse algumas palavras de improviso, com o seguinte teor:

Este é um momento de grande significação para nós: acabamos de consagrar um convênio que estabelece o suporte financeiro para a implantação do sistema de gás natural do Rio de Janeiro.

Gostaríamos, nesta oportunidade, de ressaltar a grandiosidade deste empreendimento, não só pelo seu valor, calculado em 1 bilhão e 180 milhões de cruzeiros, mas também pelos reflexos positivos, como fonte alternativa de energia no contexto atual, que se nos afigura crítico, tanto para o Brasil quanto para todo o mundo.

Por este convênio que acabamos de firmar, teremos o fornecimento de 1 milhão de metros cúbicos por dia de gás, a que corresponde uma economia de divisas da ordem de 90 milhões de dólares por ano, em valores de hoje.

É importante reconhecer que este auspicioso evento nasceu da perfeita interação dos diversos órgãos do Governo, que através de uma integração total, somaram, mais uma vez, seus esforços para chegarem à solução almejada.

Este entrosamento entre os Governos da União e do Estado é que torna vivo o sentimento federativo, o que muito nos anima para prosseguir enfrentando desafios maiores ou iguais a este, objeto deste convênio.

Desejamos, com destaque especial em nome do Governo Chagas Freitas, agradecer a V. Exa., Sr. Ministro César Cals, ao eminente Vice-Presidente da República, Sr. Aureliano Chaves, pela participação decisiva neste convênio, participação esta condividida com o ilustre presidente do CNP, General Oziel Almeida Costa, com o Presidente da Caeeb, Ney Webster, e com o ilustres presidente da Petrobrás, Shigeaki Ueki, certos de que esta nossa manifestação representa o sentimento de todo o povo Estado do Rio de Janeiro.


vazio
Maracanã
Emissário Submarino de Ipanema
Guandu
Lagoa Rodrigo de Freitas
Viaduto Paulo de Frontin
Avenida Perimetral
Nova Lapa
Tecnoweb


vazio
vazio
| Início | Biografia | Atuação | Sistema Viário | Infra-Estrutura Básica | Urbanização | Prédios Públicos | Órgãos Públicos |
| Momentos Significativos | Depoimentos | Preito de Reconhecimento | Contato |
vazio
Melhor visualisado 800x600 * Desenvolvimento: Tecnoweb
vazio