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Inauguração do
Sistema de Controle Operacional do Trem Metropolitano de Belo
Horizonte
Os sistemas de controle operacional
do trem metropolitano entraram ontem em funcionamento. O
Diretor-Presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos
(CBTU), engenheiro Emílio Ibrahim (do centro, de frente),
esteve em Belo Horizonte para inaugurar os sistemas de sinalização
e de teletransmissão, que irão permitir a redução
do intervalo de trens.
Em uma primeira etapa, o intervalo
entre trens será diminuído dos atuais dez para oito
minutos nos horários de "pico" da parte da manhã.
Esses horários têm apresentado uma lotação
superior a seis passageiros por metro quadrado, taxa ideal de
ocupação fixada para o sistema.
Com a aquisição de
mais trens, o equipamento inaugurado permite que esse intervalo
seja reduzido para até três e meio minutos.
Por meio de um painel luminoso
eletrônico, onde está sinalizado todo o itinerário
do trem metropolitano, é possível acompanhar os
deslocamentos das composições, garantindo aos
controladores de tráfego uma visão global de toda a
movimentação das composições. E
permitirá manobras precisas, sempre que houver necessidade
de alteração de rotas, sem prejudicar a rotina
operacional.
Também entrou em
funcionamento o painel sinótico de energia, por intermédio
do qual são feitas as manobras de comando do sistema de
energia, que permite a identificação imediata de
qualquer defeito que possa haver na rede elétrica ou nas
subestações, possibilitando ações
operacionais para evitar prejuízo à circulação
dos trens.
Nessa oportunidade, o engenheiro Emílio
Ibrahim visitou, também, as obras do Viaduto Agnaldo Fulgêncio,
significativa construção urbana de Belo Horizonte.
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A Companhia Brasileira de Trens
Urbanos - CBTU - construiu, em Belo Horizonte (obra do Metrô),
o importante Viaduto Adnaldo Fulgêncio, que deu solução
a um antigo problema de tráfego em área urbana
daquela bonita Capital. |
Acima, vista atual do Viaduto
Agnaldo Fulgêncio |
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Jornal Minas Gerais, em 5 de
outubro de 1989.
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