Discursos, Seminários e Palestras

Inauguração de 4 Conjuntos Residenciais em Campo Grande

Conjuntos Residenciais em Campo Grande

Esta cerimônia não é apenas mais uma solenidade a marcar as realizações do atual Governo do Estado. Coerentemente com as diretrizes que sempre caracterizaram as ações lideradas pelo eminente Governador Chagas Freitas, ela tem igualmente um sentido mais profundo, para nós que, ao longo de nossa caminhada na vida pública, sempre dedicamos preferência absoluta pelas obras de alcance social maior, como as que hoje se inauguram, voltadas para as classes menos favorecidas economicamente, no que tem de mais precioso em seus anseios: a casa própria.

São quatro conjuntos residenciais, localizados nesta região de grande importância para o desenvolvimento sócio-econômico da Cidade do Rio de Janeiro.

O primeiro deles, que traz o nome de um santo de nosso século, figura expressiva da Igreja Católica, conhecido pelo seu grande humanismo, o incomparável Papa João XXIII, situa-se na Estrada da Boa Esperança e conta com 294 unidades habitacionais.

Um outro Conjunto, que atenderá a 172 famílias, situado na Estrada Guandu do Sena, homenageia com a sua denominação um médico de renome, o Dr. Antonio Gonçalves, que sempre mereceu a amizade e a admiração de toda a comunidade, a quem em vida se dedicou, com zelo e carinho, como homem e como profissional da Medicina.

O Conjunto Ubaldo de Oliveira, integrado por 212 unidades e localizado na Estrada do Engenho tem o nome de um conhecido e tradicional político carioca, querido de todos, igualmente admirado e recordado com saudade pelas suas ações em benefício do povo da região, cujos legítimos interesses e anseios soube sempre defender com dignidade e dinamismo. A obra de Ubaldo de Oliveira não terminou; tem hoje seqüência por intermédio do seu filho, o jovem e dinâmico Deputado Estadual Ubaldo de Oliveira Filho.

Finalmente, aqui, na Avenida João XXIII estamos no Conjunto Miécimo da Silva, que engloba 412 unidades residenciais.

Não poderíamos faltar com uma palavra de saudade ao nosso bom e estimado amigo Miécimo, de quem tivemos o privilégio e a honra de uma amizade estreita, nascida, em 1951, no início da sua vida política que, por coincidência marcou, também, o nosso ingresso na vida pública.

Não poderia ter sido mais feliz a escolha do nome de Miécimo da Silva, para este Conjunto, o que se deve à inspiração do Governador Chagas Freitas, que lhe presta assim uma justa homenagem por tudo o que ele representa, por tudo o que fez pela coletividade desta região.

Líder nato, autêntico nas suas atitudes e ações, decidido e tenaz, mas, sobretudo, humano, Miécimo da Silva dedicou-se, com especial amor e carinho, aos mais pobres, aos mais humildes.

Estamos certos de que todos os seus trabalhos, idéias e ações, pelo engrandecimento desta região terão seguimento, nos mesmos moldes de idealismo, amor à causa pública e aos mais necessitados, sob a liderança do seu ilustre irmão, nosso particular amigo, Deputado Federal Daniel Silva.

Desejamos, na oportunidade, e com especial ênfase, destacar o trabalho e o esforço da CEHAB-RJ Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro que para esta região, cuja importância é fundamental para o desenvolvimento industrial do Rio de Janeiro - tem em execução obras de construção de 25.000 unidades habitacionais, destacando-se um Conjunto Integrado - Habitação / Indústria, com 10.000 unidades, que está sendo implantado em terreno adquirido da RADIOBRÁS, localizado na Estrada de Sepetiba.

Queremos, ainda, por dever de justiça e reconhecimento, manifestar o nosso agradecimento ao eminente Ministro Mário Andreazza e ao ilustre Presidente do BNH, Dr. José Lopes de Oliveira, pela participação ativa, na realização dos empreendimentos, ora inaugurados, participação que traduz um perfeito entrosamento entre os Governos Federal e Estadual, na busca do bem-estar social que, aqui no Rio de Janeiro, tem como ponto mais alto o já vitorioso Projeto Rio, em fase acelerada de execução, para solucionar inúmeros problemas, que já se vinham tornando eternos, dentre os quais releva notar as condições subumanas em que vivem os sofridos habitantes da Favela da Maré.

São estas, meus senhores, algumas das realizações - hoje contemplando o campo da habitação popular - que marcam, uma vez mais, a presença atuante do Governador Chagas Freitas, por meio de uma liderança firme, decidida, séria e operosa, procurando sempre proporcionar condições melhores de vida para a coletividade, sem medir esforços, superando obstáculos, enfrentando dificuldades, mas sempre com o entusiasmo e o otimismo daqueles que só acreditam em vitória.

Discurso em Campo Grande, 1980.


Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Agua - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas