Discursos, Seminários e Palestras

Inauguração das Obras de Duplicação do Sistema Guandu

Sistema Guandu
Aspecto da solenidade de inauguração das obras de duplicação do Sistema Guandu, com a presença do Sr. Cardeal do Rio de Janeiro. O Estado da Guanabara passou a dispor de 500 litros diários "per capita", índice compatível com os das maiores cidades do Mundo.

Sistema Guandu
A recuperação do lote 2 do Guandu exigiu a construção de um túnel de 400 m de extensão para remoção de entulhos da área desmoronada. A foto ilustra a visita às obras do Governador e do Secretário.

Sistema Guandu
Visita do Governador e Secretário de Obras à nova Elevatória de Alto Recalque do Guandu, com duplicação de sua capacidade.

Senhor Governador Chagas Freitas

Neste momento de tamanha importância para a cidade, quando o cruciante problema da falta de água no Rio de Janeiro passa a ser apenas uma página do passado, é por força de justiça que se deve ressaltar publicamente, ao apagar das luzes de seu Governo, que a Secretaria de Obras Públicas realizou, ao longo deste período, obras que implicaram no maior investimento já feito neste setor em toda a história do Rio, ou seja, a quantia de 1 bilhão e meio de cruzeiros. E grande parcela do êxito deste trabalho deve-se à visão de Vossa Excelência como administrador.

Tendo assumido o Governo por força da liderança incontestável que exerceu e exerce no quadro político do Estado da Guanabara, é nossa obrigação reconhecer que ao montar a estrutura da Secretaria de Obras Públicas, preocupou-se Vossa Excelência exclusivamente com os critérios baseados na eficiência e na habilitação técnica de cada subordinado. Fomos chamados por Vossa Excelência para conduzir a Secretaria de Obras Públicas, sem que esta escolha fosse produto de qualquer ingerência de ordem política ou pessoal. E o que mais retrata sua larga visão de administrador é que Vossa Excelência depositou em nós a mais absoluta confiança quando escolhemos nossos auxiliares, sem interferir em um nome sequer dos que selecionamos para a chefia dos diversos órgãos ligados à Secretaria. Convocamos técnicos capazes e fomos os únicos responsáveis pela opção dos nomes, recebendo sempre o apoio de Vossa Excelência. Por isso mesmo ao ressaltar esta extraordinária qualidade do chefe que soube confiar no Secretário de Obras, permita-me Senhor Governador, transmitir à minha equipe os meus melhores agradecimentos pelo trabalho incansável que executou.

Ao Engenheiro Hugo de Mattos Santos, Presidente da CEDAG e aos diretores desta Companhia, responsáveis diretos por esta grande obra que hoje inauguramos; ao Engenheiro Renato Almeida, Diretor-Geral do Departamento de Estradas de Rodagem e sua competente equipe que enfrentaram e resolveram o desafio do Elevado Paulo de Frontin e implantam as linhas verde, vermelha e o prolongamento da Avenida Perimetral; ao Engenheiro José Carlos Vieira, Presidente da Empresa de Saneamento da Guanabara e aos seus diretores, que constroem o Emissário Submarino de Ipanema, obra com características técnicas inéditas no Mundo; Engenheiro João Affonso Saint-Martin, Presidente da Companhia Estadual de Limpeza Urbana e à sua diretoria, eficientes colaboradores na tarefa diária de promover a limpeza da cidade; ao Coordenador de Obras de Conservação, Engenheiro Alcioneo José da Rocha e aos seus superintendentes, que pavimentaram 250 logradouros, reformaram 150 escolas e executaram a grande obra da Nova Lapa; ao Engenheiro Joberto Macedo Pimentel, Coordenador de Obras de Urbanização e aos seus superintendentes, que fizeram o Viaduto de Mangueira, o Instituto de Educação de Campo Grande e praticamente concluíram o Túnel Frei Caneca; ao Engenheiro João Alves de Moraes, Diretor do Departamento Geral de Projetos, responsável junta-mente com sua equipe por todos os projetos do Estado; à Arquiteta Enize de Castro Ozório, Diretora do Departamento Geral de Edificações, que conduziu com firmeza, austeridade e senso de dedicação o delicado setor de licenciamento de obras no Estado; ao Engenheiro Alberto Caruso, diretor do Departamento Geral de Apoio Administrativo, que forneceu na retaguarda os meios para que outros órgãos executassem suas tarefas; e a todos os servidores da imensa e operosa equipe da Secretaria de Obras Públicas, os nossos agradecimentos pelo muito que deram para o engrandecimento da nossa cidade.

E a V. Exa, Senhor Governador Chagas Freitas, a nossa palavra convicta e emocionada de que a missão foi cumprida.

Discurso, em 1974. Extraído do livro "As Grandes Obras que Mudaram a Face do Rio". 1975.

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Agua - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas