Discursos, Seminários e Palestras

Posse na Presidência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU

A circunstância de assumir, neste momento, a direção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos representa para nós motivo de particular significação, inclusive porque irá proporcionar-nos a rara oportunidade de uma aproximação mais estreita com os excelentes e dedicados servidores que compõem a grande família ferroviária, cujos serviços, pela sua alta relevância, já conquistaram o respeito e a admiração de todos, em âmbito nacional.

Viemos da convivência com homens públicos, igualmente ilustres, que ajudaram a levar avante a gigantesca tarefa de conduzir, condigna e convenientemente, os destinos do País; os exemplos e a experiência que deles colhi, aliados à competente, honesta e dedicada participação do funcionalismo desta Casa, constituirão seguro fator do sucesso que nos for dado alcançar à frente desta Companhia.

Temos, certamente, que enfrentar, em nível nacional, os grandes desafios expressos nos nossos paradoxos sócio-econômicos, para chegar a uma sociedade tão próspera quanto justa, tão voltada para o desenvolvimento quanto para os valores humanos.

As grandes realizações em curso terão a seqüência e conclusão que o desenvolvimento do País exige. Os dados do Relatório mais recente da CBTU permitem, embora em termos concisos, alinhar alguns desses empreendimentos que consideramos bastante expressivos, embora todos os demais lhes possam ser comparados e que, dentre eles, podemos citar:

  • bullet modernização dos sistemas de trens suburbanos do Rio de Janeiro e de São Paulo;
  • bullet continuação das obras de implantação do trem metropolitano de Belo Horizonte, dando-lhe um tratamento prioritário;
  • bullet integração progressiva dos sistemas de transporte urbano locais, mediante um trabalho de cooperação permanente, buscando a compatibilização dos projetos de interesse comum. Dentre os objetivos a serem atingidos pela CBTU, ainda neste exercício, podem ser salientados:
  • bullet continuidade na melhoria das condições de segurança, regularidade e confiabilidade dos sistemas operativos;
  • bullet estudos para redução do intervalo entre trens para 5 minutos, em uma primeira fase, no trecho D. Pedro II - Deodoro e para 10 minutos nos trechos Deodoro - Santa Cruz, Deodoro - Japeri e Linha Auxiliar.

Ainda na STU/RJ, destaque-se a continuidade dos serviços de implantação do novo sistema CTC de Controle de Tráfego Centralizado, no trecho D. Pedro II - Deodoro e do sistema de telecomunicações com fibra ótica, nos trechos D. Pedro II - Deodoro e Deodoro - Santa Cruz, o que se constitui na introdução de uma nova tecnologia no setor.

É oportuno, a esta altura, frisar, com bastante ênfase, que a nossa atuação à frente da CBTU, dentro dos princípios que sempre nos norteiam, será marcada por atividades cuidadosamente planejadas, que se desenvolverão rigorosamente dentro da previsão, não menos cuidadosa, dos respectivos recursos financeiros, sem açodamentos, mas, ao contrário, com ações refletidas e seguras.

Aqui cabe uma observação importante: a obediência a prazos é, antes de tudo, exigência da disciplina dos gastos sujeitos às limitações orçamentárias, tudo isto resultando em um clima de tranqüilidade não só para esta Companhia como para as empresas, direta ou indiretamente, responsáveis pela prestação dos serviços.

No campo dos Recursos Humanos, é nosso firme propósito dar a maior importância ao nosso pessoal, enfim aos que são os grandes responsáveis pelos sucessos até aqui alcançados pela Companhia.

Já se tem dito, e com toda razão, que administração diz respeito a pessoas, problemas, soluções e resultados. Assim, administrar significa conduzir, orientar pessoas, para a obtenção de resultados. Não se administram coisas e sim pessoas que lidam com problemas e soluções.

É nosso propósito firme examinar, estudar e sugerir ou adotar soluções que acabem com distorções gritantes e que proporcionem meios efetivos para o desenvolvimento de Recursos Humanos, em todas as áreas da Companhia, nos diferentes níveis hierárquicos.

Desejamos, nesta oportunidade, manifestar a nossa firme e sincera disposição, no sentido de buscar, para a consecução dos superiores interesses da Companhia, a melhor convivência e a colaboração efetiva e constante, por parte da RFFSA e de todos os órgãos que integram os Governos da União, dos Estados e dos Municípios.

Reservamos, por fim, a expressão dos nossos agradecimentos ao ilustre Ministro dos Transportes, José Reinaldo Tavares, pela confiança em nós depositada, que serve de poderoso estímulo para levar à frente esta difícil, mas sem dúvida honrosa missão, que conta com o apoio do eminente Presidente José Sarney, circunstância que só pode concorrer para aumentar, a um tempo, a honra desta nossa investidura e o desejo firme de não faltarmos aos compromissos ora assumidos.

Ao nosso ilustre antecessor, Dr. Américo Maia, os nossos parabéns pelo excelente desempenho à frente desta Companhia, com votos sinceros pela sua felicidade pessoal, na certeza de que o mesmo êxito o espera nas novas missões que certamente lhe serão destinadas.

Os nossos agradecimentos a todos os que, com suas presenças ou por meio de outras manifestações, vieram trazer o seu prestígio a esta nossa investidura.

Discurso, em 15 de Junho de 1988 .

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