Imprensa

Engenheiro que construiu a Perimetral lamenta a demolição

Emílio Ibrahim acredita que a construção de mais de 30 anos poderia ser somada à revitalização da Zona Portuária

Emílio Ibrahim

por Paulo Roberto Arajújo, 24/10/2013

RIO - Ele se emociona quando fala da demolição da Perimetral. Aos 88 anos, mas com a saúde em dia, o engenheiro Emílio Ibrahim conta com detalhes as dificuldades e as vitórias que teve para construir o elevado entre a Praça Quinze e o Gasômetro. Secretário de Obras do antigo Estado da Guanabara no governo Chagas Freitas (1971-1975), Ibrahim começou e deixou prontas 80% das obras do elevado, que foram concluídas e inauguradas pelo governador do novo Estado do Rio, Faria Lima, em 1978, após a fusão dos dois estados.

- Sou a favor da revitalização da Zona Portuária, só tenho aplausos, mas não concordo com a demolição da Perimetral. Tenho certeza de que a obra só poderia somar no projeto de revitalização, porque liga dois eixos importantes da cidade e fica no coração urbano do Rio - diz.

Quando foi nomeado secretário de obras, Ibrahim abraçou o antigo projeto de ligação da Zona Sul do Rio com a Avenida Brasil e com a futura Ponte Rio-Niterói. Até então, existia apenas um viaduto - hoje trecho da Perimetral - entre o Aeroporto Santos Dumont e a Praça Quinze, com alças de entrada e saída próximo à Candelária.

O projeto começou no antigo Distrito Federal e estava parado havia 20 anos porque o Ministério da Marinha não admitia que o elevado passasse sobre as instalações do Primeiro Distrito Naval. Eu tinha uma boa relação com o então ministro dos Transportes, Mário Andreazza, que ajudou na busca do financiamento para a obra. Escolhi, então, um bom técnico, o engenheiro Renato da Silva Almeida, para comandar o Departamento de Estradas de Rodagem e executar a obra - recorda.

Ibrahim lembra que naquela época havia a preocupação de se construir um elevado para tirar do Centro o tráfego pesado entre a Zona Sul e a Avenida Brasil:

- Havia uma preocupação com o caos após a inauguração da Ponte Rio-Niterói. Por isso se projetou a Perimetral. O projeto era muito ousado para a época. As vigas de aço foram encomendadas à Companhia Siderúrgica Nacional. Fui a Volta Redonda várias vezes para negociar a compra das vigas. Era uma tecnologia única na época. Foi uma obra muito bonita e muito bem executada.

Morador de Ipanema, Ibrahim trabalhou na conclusão das obras do Maracanã. Mas guarda em casa fotografias e documentos da construção da Perimetral, que usa quando viaja para o interior.

- Como a maioria do povo, acho um absurdo a demolição da Perimetral. As outras opções não vão funcionar porque o tráfego não vai fluir livremente como flui no elevado. Fico triste com essa coisa absurda que é a derrubada da obra - conclui.

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Lucio Costa e Barra da Tijuca

  • Infraestrutura - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas