Depoimentos

Carta do Padre José Mendes Barros, professor do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto e fundadador do Grêmio Tristão de Ataíde, para o Engenheiro Emílio Ibrahim

Visita do Padre Mendes
O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Emílio Ibrahim, recebe em seu gabinete o saudoso Padre José Mendes Barros e membros da delegação do Grêmio Literário Tristão de Ataíde, de Outro Preto

Caríssimo amigo - Dr. Emílio Ibrahim, um dos mais queridos, importantes e dedicados Sócios Honorários do GLTA.

Antes de mais nada, uma afetuosa visita à sua bondosa senhora e filhos.

Recebi e li, com prazer inexprimível, a sua carta de inexcedível bondade e cativante delicadeza, em que vejo mais uma demonstração desta afetuosa amizade que nos irmana e que é, para mim, de valor inapreciável.

Fiquei feliz de que você tenha gostado do meu discurso, em que falou, sobretudo, o coração. Meu enternecido agradecimento pela oferta do magnífico opúsculo - "Emílio Ibrahim". Perfil de Candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, que li com encantamento e vou guardar com especial interesse.

É o seu retrato, traçado com absoluta fidelidade. É o Emílio Ibrahim, que se credenciou à estima reverente e à cálida admiração de todos, pelas suas excepcionais qualidades humanas, sua brilhante inteligência e competência profissional, sua ilimitada bondade e pelos relevantíssimos serviços prestados ao país e, de modo muito especial, ao Estado do Rio, nos altos postos que tem ocupado e dignificado, ao longo de sua luminosa vida pública.

Emílio, você era o candidato ideal para o Governo do Estado do Rio, cujos múltiplos problemas conhece tão bem, e aos quais procuraria dar a solução certa, com sua sempre plenamente total doação aos interesses do povo.

Nota máxima, "cum laude", para todo o conteúdo de: "Emílio Ibrahim - Perfil do Candidato - o Homem, suas idéias e realizações (e são tantas!); Discurso no lançamento da Candidatura (primoroso), Entrevista à Imprensa (modelar)".

Espero, querido Emílio, que você retorne às atividades políticas. O Brasil precisa de sua capacidade administrativa, sua probidade, sua lucidez, seu equilíbrio, sua seriedade e seu invulgar devotamento aos interesses do povo.

Emílio, veja como você é querido no Grêmio. Os associados, há perto de 3 anos, dividiram-se em 4 equipes, para a apresentação de trabalhos nas reuniões ordinárias das sextas-feiras. Cada uma tem um Patrono, que lhe dá o nome. Ei-las: "Equipe Dr. Alceu; Equipe Dr. Oscar Mendes: Equipe Dr. Tarquínio e Equipe Dr. Emílio Ibrahim".

Atente nos nomes escolhidos. São das pessoas, a quem mais queremos e que fizeram jus ao nosso enternecido reconhecimento pelo muito que por nós fizeram e continuam a fazer (neste último caso está você, porquanto os três outros já "celebraram as suas bodas com a Eternidade", mas vivem em nossos corações pela saudade).

Reserve, desde já, na sua Agenda, o dia 26 (vinte e seis) de outubro, sábado, para que, juntos, em Sessão Solene, prestemos nossa Sentida Homenagem à memória do Dr. Alceu e celebremos o 47º aniversário do nosso GLTA.

Que Deus o cumule de bênçãos.

Fraternalmente.

Padre Mendes.

PS: Vamos dar início à construção da Sede do GLTA - "Casa Alceu Amoroso Lima". Contamos com o apoio e incentivo, sobretudo, de sua amizade.

Correspondência datada de 31 de agosto de 1985.

A Analise sintatica
Padre Mendes consolidou seus sábios ensinamentos, generosamente difundidos entre seus discípulos, na sua obra notável "Análise Sintática", reconhecidamente uma abordagem, em âmbito nacional, inédita e exaustiva desse capítulo importante do idioma pátrio. Emílio Ibrahim

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Agua - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas