Depoimentos

Um gol fulminante

Em um Fla-Flu histórico, que marcou a inauguração das grandes obras de reforma do Estádio Getúlio Vargas, na bela capital do Ceará, Fortaleza, Emílio, atuando pelo tricolor carioca, marcou um gol espetacular, aos dois minutos do primeiro tempo, num sem pulo sensacional, emendando um cruzamento preciso do ponteiro esquerdo Rodrigues, que se livrou do assédio do médio Biguá e, na medida certa, deixou Emílio em condições de arrematar, de fora da área, vencendo a perícia do excelente goleiro Luiz Bolacha, da seleção brasileira, com um chute indefensável. É o que registra a imagem anexa, testemunho desse feito significativo, que inaugurou o placar do jogo, vencido pelo Fluminense, por 4x1, com os outros gols tricolores marcados por Orlando e Simões (dois) e pelo Flamengo, Jair Rosa Pinto. Seguiram-se os cumprimentos a Emílio pelo técnico tricolor, o uruguaio Ondino Vieira, que classificou de histórico o gol do atacante do Fluminense.

Gol fulminante Um gol fulminante no Fla x Flu histórico, que marcou a inauguração das grandes obras de reforma do Estádio Getúlio Vargas, em Fortaleza

A atuação de Emílio Ibrahim pelo Fluminense foi passageira, abandonou a carreira de jogador aos 23 anos, interropida em decorrência da incompatibilidade de concilliação entre as suas atividades esportivas, que demandavam frequentes viagens, e o seu desempenho acadêmico na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, onde veio a diplomar-se, e, posteriormente, assumir, em órgãos governamentais do antigo Estado da Guanabara, cargos executivos de grande relevo, com notáveis realizações, como, na área esportiva, a presidência da ADEG (Administração dos Estádios da Guanabara), no governo Carlos Lacerda, quando concluiu as obras do Estádio do Maracanã, com a instalação de 150.000 lugares, dos quais 90.000 em arquibancadas, 25.000, no setor da geral e 35.000 cadeiras, considerado então o maior estádio do mundo, bem como participante da criação da FUGAP (Fundação de Garantia do Atleta Profissional), órgão criado sob a inspiração do ex-Governador esportista do Estado da Guanabara, Rafael de Almeida Magalhães, do qual foi membro do seu Conselho Diretor, entidade que assistiu diversos craques aposentados, como Jair Rosa Pinto, Newton Santos, Castilho, Ademir, Orlando, Barbosa, e muitos outros jogadores de destaque no cenário nacional. Emílio Ibrahim desempenhou, também, no âmbito estadual, as funções de Secretário de Obras e de Serviços Públicos da Guanabara e do Rio de Janeiro.

Visita do Governador Carlos Lacerda O Governador Carlos Lacerda visita as obras de recuperação do Estádio do Maracanã, ao lado do Presidente da ADEG (SUDERJ), Eng. Emílio Ibrahim e do conceituado jornalista Geraldo Romualdo da Silva, em 1961.

Mensagem a Emílio

Geraldo Romualdo da Silva

Meu caro e inflexível ex-Presidente da ADEG. Portugueses, ingleses e argentinos - até mesmo os sóbrios e solenes ingleses - não disfarçam a profunda admiração que o "novo Maracanã" deixou em cada um deles, dirigentes, técnicos, jogadores e jornalistas. A obra que você preparou com tanto desvelo está sendo também cantada em prosa e verso, nos jornais do mundo, como foi cantada e declamada a vitória do Brasil na deslumbrante noite de Pelé.

Os vestiários, então, meu velho, deixaram todos eles impressionadíssimos. Seu gosto esmerado, aquela "limpeza de Hospital", a excelência do serviço de atendimento, esse conforto extremado em tudo, foram objeto de crítica saudável e registros que marcam a sua inteligência e muito nos honram também.

Quando o equívoco substitui o homem de bem na administração pública desta Cidade e a mediocridade procura superar os grandes valores reais, é preciso que você saiba que sua obra, a obra que você construiu, se torna cada vez mais inesquecível.

Jornal dos Sports, 2 de junho de 1964.


Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Agua - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas