Emílio Ibrahim - memórias
vazio
vazio
vazio
Início
Biograifa
Atuação
Realizações
Sistema Viário
Infra-estrutura
Urbanização
Prédios Públicos
Órgãos Públicos
Ações administrativas
Artigos
Discursos
Imprensa
Imprensa
Momentos Significativos
Preito
Contato
vazio

Depoimentos

ACADEMIA MARIANENSE DE LETRAS - JUBILEU DE OURO

Eng. Emílio Ibrahim

Prestes a ingressarmos em 2012, ano em que ocorrerá a celebração do jubileu de ouro da Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, da qual com muito orgulho participo, desde o já longínquo ano de 1962, desejo deixar o registro de um depoimento sobre a realização dessa efeméride, procurando realçar o papel desse nosso querido sodalício na vida sócio-cultural da histórica cidade de Mariana, berço do mais lídimo sentimento de mineiridade, que marca indelevelmente a vida da região das Alterosas.

De outra feita, já me pronunciara sobre minha terra, ao expressar a convicção de que é "Mariana a guardiã de um passado mineiro de história, de cultura, de arte e de religiosidade, construído pela trajetória brilhante de filhos seus, ilustres, responsáveis pela celebração de feitos históricos como os arroubos poéticos de Claudio Manoel da Costa e Frei José de Santa Rita Durão e de seu filho adotivo Alphonsus de Guimarães, a excelência artística do pintor Manoel da Costa Atayde, as virtudes cívicas e morais do político Pedro Aleixo, e tantos outros que, se nomeados, tornariam fastidiosa esta citação".

O reconhecimento dessa significativa vocação cultural e do protagonismo de Mariana na vida histórica de Minas, mercê da primazia de ter sido as suas primeiras vila, cidade e capital, consolidou-se com a institucionalização do 16 de julho como o Dia de Minas Gerais, em que, simbolicamente, a sede do governo do Estado retorna a Mariana, a cada ano, homenagem prescrita pelo Art. 256, do Titulo XV, das Disposições Gerais, da Carta Magna Estadual, e efetivada mediante a promulgação, em 16 de outubro de 1979, pelo sr. Governador do Estado, da lei n° 7.561. Isto foi o coroamento do empenho de eminentes marianenses, em atendimento à campanha empreendida pelo Prof. Roque José de Oliveira Camêlo e pelo saudoso jornalista, escritor e fundador da Academia, Waldemar de Moura Santos, com a decisiva colaboração do povo, notadamente, da imprensa, dos estudantes, das entidades representativas de classe e de suas instituições culturais.

Na realidade, qualquer tentativa de aquilatar-se a influência marcante da nossa Academia no desenvolvimento sócio-cultural de Mariana há de conduzir-nos ao reconhecimento pleno de que o seu desempenho tem sido extremamente relevante e decisivo na projeção que Mariana hoje desfruta no cenário de Minas Gerais. A influência de outras instituições, culturais, religiosas e sociais, evidentemente não pode ser minimizada, mas a Academia, inequivocamente, se destaca por se esmerar na defesa infatigável e na preservação cuidadosa das mais caras tradições históricas de Mariana. É que a permanência desse labor diuturno está assegurada pela devoção extremada de figuras insignes, como o atual Presidente, Roque Camêllo, e o seu Diretor Executivo, o acadêmico Frederico Ozanan Santos, advogado, jornalista, filho do saudoso jornalista e escritor Waldemar Moura Santos, fundador da Academia.

Por todas essas razões, aqui expostas, exalto e me regozijo com a comemoração do cinquentenário da Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, que em breve ocorrerá, saudando na pessoa de seus dirigentes e demais confrades, que compõem a nata da inteligência marianense, os feitos gloriosos da nossa sociedade, augurando-Ihe um brilhante desempenho e um porvir de progressivos êxitos no cumprimento da missão que merecidamente lhe esta reservada, qual seja a de honrar as tradições históricas de nossa querida Mariana.

Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2011.


vazio
Maracanã
Emissário Submarino de Ipanema
Guandu
Lagoa Rodrigo de Freitas
Viaduto Paulo de Frontin
Avenida Perimetral
Nova Lapa
Tecnoweb


vazio
vazio
| Início | Biografia | Atuação | Sistema Viário | Infra-Estrutura Básica | Urbanização | Prédios Públicos | Órgãos Públicos |
| Momentos Significativos | Depoimentos | Preito de Reconhecimento | Contato |
vazio
Melhor visualisado 800x600 * Desenvolvimento: Tecnoweb
vazio