Discursos, Seminários e Palestras

Homenagem da Sociedade de Ex-Alunos da Escola de Minas, de Ouro Preto, ao Engenheiro Emílio Ibrahim

Sejam as nossas primeiras palavras de agradecimento pela maravilhosa recepção com que fomos distinguidos, nesta noite, pelos nossos caros colegas.

Quando concordamos com a indicação do nosso nome para sócio honorário da Associação de Ex-Alunos da Escola de Minas, de Ouro Preto, tivemos em mente, sobretudo, o fato de sermos constante admirador e um dos maiores entusiastas daquela famosa Escola.

Ao formalizarmos aquela nossa aquiescência, fizemos questão absoluta de ressaltar a honra que a indicação para nós representava, porque ela tornaria, como tornou, possível colocar-nos ao lado de ilustres colegas de profissão, antigos alunos de um centro de formação superior, de renome internacional, que tão brilhantemente representa a Engenharia brasileira.

Associações como esta têm o grande mérito de propiciar reencontros permanentes de antigos companheiros, não só para reviver os velhos tempos da Escola - o que por si já é importante - como para o intercâmbio constante de idéias e experiências pessoais entre colegas da mesma profissão, o que, também, é muito importante. Há, pois, aspectos sociais, culturais e profissionais que a Associação permite desenvolver.

É grande a nossa satisfação, pela possibilidade de restabelecer o relacionamento com muitos dos ex-alunos da Escola de Minas, com os quais convivemos no passado, quando, em Ouro Preto, completávamos a nossa formação básica, ao mesmo tempo em que, daqui por diante, nos é dado o ensejo de estabelecer uma convivência, muito proveitosa para nós, com os novos companheiros que estamos conhecendo e iremos conhecer.

Na oportunidade, gostaríamos de prestar uma homenagem toda especial aos consagrados Mestres da Engenharia, Professores Catedráticos da Escola de Minas, Salatiel Torres, José Barbosa e Alberto Barbosa, dos quais tivemos o privilégio de receber valiosos ensinamentos, no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas cadeiras de Matemática, Física e Química.

Foi muito feliz a idéia de se fazer esta agradável reunião na sede da Sociedade de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro, que é, também, a nossa Casa.

Esperamos por novas oportunidades para nos reunirmos e, assim, estreitarmos ainda mais os laços de amizade e coleguismo que já nos unem.

Desejamos renovar os nossos agradecimentos, não só pelo honroso título de sócio honorário desta tradicional Associação - título que ostentaremos com o maior orgulho - como pela carinhosa recepção que nos foi hoje dispensada, em um ambiente de grande calor humano.

Agradecemos, de modo particular, ao ilustre colega e estimado amigo Lisanel de Mello Motta, que nos saudou com palavras repassadas de grande generosidade para conosco e a todos que, aqui comparecendo, concorreram para dar especial relevo a esta solenidade.

Discurso, em 24 de novembro de 1979.

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Infraestrutura - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas