Discursos, Seminários e Palestras

Homenagem da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro - SEAERJ

Esta confraternização marca, em mim, momento pleno de satisfação e, ao mesmo tempo, toca fundo a minha sensibilidade, especialmente por que aqui na nossa Casa estão reunidos colegas eminentes, antigos, atuais e novos colaboradores que, dessa condição, já passam para a de bons amigos.

Antes de qualquer consideração, gostaria, nesta oportunidade, de destacar, com toda justiça, o relevante trabalho que a nossa querida SEAERJ vem exercendo, não só na presteza do atendimento às reivindicações de nossa classe, mas também colaborando ativamente no desenvolvimento do nosso Estado, por meio de conferências, seminários e debates, acompanhando, atentamente, as novas e futuras conquistas da Ciência e da Tecnologia.

Envaidecido e sensibilizado, repito, aceito esta homenagem da Casa e particularmente de vocês, meus companheiros de tantas lutas, por este reencontro que considero uma homenagem a todos nós.

É certo que, nesta minha extensa jornada, como homem público, tenho e venho ocupando postos da maior relevância, mas, não menos exato, é que tudo o que consegui e pretendo conseguir, devo à lealdade, à competência, à honradez e ao zelo daqueles que foram e formam as equipes de trabalho, com que contei e pretendo ainda contar.

Já tive oportunidade de afirmar que "de uma boa linha de comando depende, em qualquer campo de atividade humana, o sucesso dos objetivos a serem alcançados"; e se algo tenho conseguido em encargos anteriores de direção, não tenho dúvida em proclamar que devo, substancialmente, à prudente e imparcial seleção de valores para os postos que reservei aos meus colaboradores.

É por isto que estou com aqueles que dizem que "administrar significa conduzir, orientar pessoas para obtenção de resultados. Não se administram coisas e sim pessoas que lidam com problemas e resultados".

Mas, todo o exercício dos cargos ou funções que nós - vocês e eu - pudemos desempenhar, de maneira honesta, digna e eficiente, tem como base - estou certo - o clima de amizade que nos liga.

Lembro que a amizade, nas relações Chefe/Colaborador, sugere valores, idéias e ideais compartilhados, respeito mútuo e confiança recíproca.

Por outro lado, este momento me leva a ressaltar os laços profundos que sempre me ligaram à Procuradoria Geral do nosso Estado, da qual sempre recebi preciosa, efetiva e decidida participação, na área jurídica.

Nas pessoas de dois dos meus mais ilustres colaboradores, hoje, meus amigos e companheiros - os Procuradores José Eduardo Santos Neves, atual Procurador Geral do Estado - e Carlos Eduardo de Oliveira Valle, ex-Secretário de Administração e de Educação, deste Estado, presto as minhas homenagens à Procuradoria Geral do Estado, evocando, com profunda emoção, o nome, não menos ilustre, do nosso saudoso José Emygdio de Oliveira, por várias vezes Procurador Geral do Estado, também, um grande amigo, e por todos reconhecido como uma das maiores figuras que brilharam nos nossos meios jurídicos, que tanto me incentivou e com quem compartilhei problemas, soluções e idéias, inclusive, neste campo, executando um velho sonho de dar uma sede condigna à Procuradoria Geral do nosso Estado, um edifício que simboliza a cordialidade e a interação entre as importantes classes dos Procuradores e Engenheiros deste Estado.

Os meus agradecimentos a todos, em especial, ao meu eminente colega, colaborador e estimado amigo Joaquim Gualberto, que cumprimento pelo excelente desempenho à frente da SEAERJ, cumprimento este que torno extensivo aos seus companheiros de Diretoria.

Discurso, em 1990.


Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Infraestrutura - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas