Discursos, Seminários e Palestras

Homenagem da Cidade do Rio de Janeiro, ao Engenheiro Emílio Ibrahim, nas Comemorações do Dia do Engenheiro

Câmara dos Vereadores
Câmara dos Vereadores

É para nós uma grande honra participar desta sessão que soleniza as homenagens da Câmara dos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, em antecipação às comemorações do Dia Nacional do Engenheiro.

Honra maior nos cabe por termos sido distinguidos, com destaque especial, nesta oportunidade, o que, desde já, agradecemos.

É nosso dever de cidadão, de engenheiro, de homem público, registrar que encaramos a homenagem que, particularmente, nos foi destinada, como mais uma manifestação de apreço, de confiança e de respeito à nossa profissão, pelo fato de estarmos conduzindo, e já pela segunda vez, um órgão da administração estadual que concentra o maior número de atividades públicas relacionadas com a Engenharia.

Viemos do convívio com grandes engenheiros, que alcançaram culminâncias na vida pública, tanto na qualidade de colaborador, como na de chefia. Em nenhuma das oportunidades nos decepcionamos, quer como colaborador, quer como chefe.

O êxito da administração, seja qual for a sua área, depende, fundamentalmente, da escolha das equipes, dos homens certos para cada tipo de função. Não tivemos, ao longo de uma vida exclusivamente dedicada ao Serviço Público, qualquer desapontamento, acreditando que isto se deve, e muito, ao fato de termos sabido escolher os nossos colaboradores.

Foi e é, para nós, uma experiência que se renova, a cada passo. Os louros dos quais participamos, no passado, repetem-se, agora, no presente, com a excelente equipe de engenheiros que nos acompanha, e, temos certeza, continuarão a ser colhidos no futuro, enquanto tivermos vida, força e saúde para lutar pela valorização, cada vez maior, da profissão de engenheiro, que abraçamos, por vocação, por convicção e por termos a certeza de que ela é uma das que mais concorrem para o desenvolvimento dos povos e do bem-estar social.

Como o nosso exercício da profissão de engenheiro esteve e está sempre ligado ao Serviço Público, e esta profissão se inscreve no setor tecnológico, achamos por bem trazer à reflexão dos presentes o pensamento de que, embora a capacidade de produzir e inovar do nosso sistema de ciência e tecnologia dependa, tanto da sua expansão continuada como do seu nível de integração, ela fica também condicionada à existência de uma política científica e tecnológica, que dê conta das especificidades da área e, além disso - o que é muito importante - à necessária articulação e identificação com a política global do Governo, com vistas à grande meta que conduz a uma sociedade tão próspera quanto justa, tão preocupada com o desenvolvimento quanto aos valores humanos. Esta é a nossa política à frente da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos.

Neste macro objetivo enquadra-se, com a mesma força e identidade de propósito, a grande contribuição do Poder Legislativo, em particular, no caso da nossa Cidade, desta Casa, de tantas tradições, onde militaram e militam figuras as mais expressivas dos nossos meios políticos. Mas, já não é de hoje o nosso convívio com representantes desta Casa, na busca de soluções oportunas e adequadas para o desenvolvimento e o bem-estar social da população desta Cidade.

Meus Senhores, neste encontro em que se comemora o Dia Nacional do Engenheiro desejamos manifestar a nossa imensa satisfação pela homenagem que esta Casa presta aos engenheiros, antecipando-se às comemorações do dia que lhes é consagrado, repetindo, desta forma, uma velha tradição.

É o reconhecimento dos legítimos representantes do povo à nossa profissão que, de fato, presta serviços, do maior alcance técnico e social, às nossas comunidades, fazendo-se presente, praticamente, em todos os empreendimentos que visem ao seu bem-estar social.

Agradecemos ao nobre Vereador Barcellos Neto, digno representante da nossa classe, engenheiro que é, dos mais atuantes, a iniciativa da proposição que deu origem a esta homenagem e, do mesmo modo, aos seus ilustres pares que a aprovaram.

Nossos agradecimentos, também, expressamos pelas generosas palavras com que fomos acolhidos nesta Casa. Muito obrigado a todos.

Discurso, em 26 de novembro de 1981.


Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Infraestrutura - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas