Discursos, Seminários e Palestras

Homenagem Prestada pelo Clube de Engenharia ao Engenheiro Emílio Ibrahim

Conosco aqui presentes, ao receber esta homenagem, os nossos companheiros da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos, engenheiro Egydio Jóia, procurador José Eduardo Santos Neves, engenheiros José Carlos Vieira, Roberto Silveira, Alcioneo José da Rocha, Natércio Pereira, João Affonso Saint-Martin, o arquiteto Heitor Vignolli e o biólogo Evandro Rodrigues de Britto.

Queremos inicialmente manifestar o nosso grande contentamento por esta carinhosa recepção que, para nós, tem um sentido altamente significativo, partindo, como parte, de ilustres colegas, nossos prezados companheiros da profissão que abraçamos, que amamos e que procuraremos sempre honrar e prestigiar.

Sirvam também de intróito, os nossos calorosos cumprimentos ao eminente colega, engenheiro Plínio Cantanhede, que acaba de assumir as elevadas funções de Presidente desta Casa, e a quem, juntamente com os demais companheiros de Diretoria, formulamos votos de pleno êxito na sua gestão.

Estamos certos de que, uma vez mais, a nova Diretoria reafirmará as tradições, do Clube de Engenharia, de entidade atuante, cuja fórmula imperante é, além de promover, com denodo a defesa da classe, a de colaborar, ativamente, na solução dos problemas de ordem técnica, política e administrativa, quer para sugerir medidas, quer para complementá-las, quer para se opor a projetos inconvenientes, visando sempre ao bem-estar social e ao desenvolvimento do País.

Ao longo de nossa vida de trabalho ligada ao Serviço Público, temos procurado agir na dupla condição de engenheiro e administrador, mas sempre preocupado em prestigiar esta nobre categoria profissional, seja por meio da escolha de colegas de alto nível, seja pela realização de obras ou outros empreendimentos que, honrando a nossa profissão, tenham sempre como finalidade precípua promover o bem-estar da coletividade.

Afinal, é para isto que vivemos, que trabalhamos incessantemente, com amor e devotamento à causa pública, com a noção de que, por sermos engenheiros, temos conosco uma das maiores parcelas dos pesados encargos que cabem ao Seviço Público.

Por se tratar de uma associação que desfruta de grande prestígio, o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro proporciona uma enorme honra para quem dele recebe uma homenagem tão espontânea e tão sincera, como esta que nos contempla e, ao mesmo tempo, à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, órgão do Estado que, pelas suas atividades, além de guardar íntima relação com esta Casa, participa, também, paralelamente, em termos executivos, no desenvolvimento desta importante unidade da Federação.

Profissionais ilustres, da maior competência, muitos dos quais se projetaram em desempenhos marcantes, quer na Administração Pública, quer na Empresa Privada, integram o quadro social do Clube de Engenharia, contribuindo com as suas realizações para o engrandecimento cada vez maior desta que é uma das mais famosas associações de classe do país.

Isto tudo é para dizer-lhes que, por bem avaliar o alto nível desta instituição, é que se manifesta em nós, ao mesmo tempo, um sentimento de justo orgulho e de gratidão, por termos sido julgados merecedores desta homenagem.

Ela se reveste ainda de uma consideração toda particular para conosco porque coincide com o nosso aniversário.

Teríamos apenas a dizer que, para honrar o nosso nome, a nossa profissão e o nosso trabalho, continuaremos como engenheiro e como administrador, procurando dar o máximo de nós para promover o bem comum, em escala sempre crescente, quer de entusiasmo, quer de esforços, quer de sacrifícios.

Sejam as nossas palavras finais para, em nosso nome, no da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos e no do eminente Governador Chagas Freitas, agradecer aos promotores desta agradável reunião e, de modo muito particular, ao nosso colega e estimado amigo Plínio Cantanhede que nos saudou com palavras bastante generosas.

Guardando deste encontro a impressão duradoura das boas coisas que ficam em nossa passagem pela vida, manifestamos os nossos agradecimentos a todos que dele participaram.

Discurso, em 11 de outubro de 1979.

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Lucio Costa e Barra da Tijuca

  • Infraestrutura - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas