Discursos, Seminários e Palestras

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO EDIFÍCIO MAURÍCIO DE LACERDA

Procuradoria do Estado
O Secretário de Obras Emílio Ibrahim, quando discursava, tendo ao lado o Procurador Geral Raul Soares e o Vice-Governador Erasmo Martins Pedro.

Obra de reforma e ampliação iniciada no Governo Chagas Freitas, Estado da Guanabara, sendo Procurador Geral do Estado José Emygdio de Oliveira e Secretário de Estado de Obras Públicas o Engenheiro Emílio Ibrahim.
Concluída em janeiro de 1980, no Governo Chagas Freitas, Estado do Rio de Janeiro, sendo Procurador Geral do Estado Raul Soares de Sá, Subprocurador Geral do Estado João José Ribeiro Galindo e Secretário de Estado de Obras e Serviços Públicos o Engenheiro Emílio Ibrahim.

O momento que marca a entrega definitiva da sede da Procuradoria Geral do Estado traz-nos muitas emoções, que vão da alegria à saudade.

Identificado que fomos sempre com o centro maior de estudos e decisões que orienta a ação jurídica do Estado, guardamos ainda no coração a grande estima que temos aos Procuradores do Estado, a par do prestígio com que sempre os distinguimos ao longo da nossa vida pública.

Não poderíamos faltar por certo com uma palavra de profunda saudade ao nosso bom José Emygdio de Oliveira, este gigante das ciências jurídicas e sociais, enorme talento dentro de uma figura humilde e imensamente humana. Suas qualidades de inteligência, caráter, sabedoria, cultura, coragem, bom senso, equilíbrio, lealdade, probidade e de intransigência na defesa da causa pública, servem bem para, como tal, fazê-lo merecedor da definição do conhecido pensador francês, Michel Quoist:

"O homem bem construído o é em três planos: primeiro, o físico; segundo, o sensível e terceiro, o espiritual. Os três planos se interpenetram, comunicam-se, reagem uns sobre os outros, mas sua hierarquia deve ser respeitada: o físico é o último, o menos nobre, e o espiritual está acima de todos e é o mais belo".

José Emygdio foi isso, é isso: um belo, um extraordinário espírito.

A idéia de se dar uma sede condigna à Procuradoria Geral do Estado surgiu do próprio Governador Chagas Freitas, e foi logo posta em prática, no seu primeiro Governo, quando José Emygdio era Procurador Geral e nós Secretário de Estado de Obras da antiga Guanabara.

Demos, então, imediatamente, início às obras que iriam concretizar a idéia, começando, naturalmente, pela escolha do local que felizmente, recaiu aqui, neste lugar de tantas tradições para os advogados.

Ao deixarmos o Governo do antigo Estado da Guanabara, em 1975, a execução das obras já estava em sua fase final.

O interregno entre o primeiro e o atual Governo Chagas Freitas não nos trouxe, porém, uma obra acabada. Tivemos que retomá-la, para agora, então, ajustando-a às necessidades do órgão, entregá-la com todas as características dignas de honrar a Procuradoria Geral do Estado. Nesta fase final, é digna de destaque especial a atuação do atual Procurador Geral do Estado, Dr. Raul Soares de Sá e, bem assim, do Subprocurador Geral, Dr. João José Ribeiro Galindo, que conosco interagiram incansavelmente, para possibilitar o coroamento dos esforços que se somaram na realização deste empreendimento.

Lembramos, porque oportuno, que o renomado jurista e notável tribuno, Maurício de Lacerda, outra das eminentes figuras que honram a Procuradoria Geral do Estado, foi, por sugestão de José Emygdio, escolhido pelo Governador Chagas Freitas, deste as primeiras horas em que a idéia surgiu, para dar o nome a esta Casa. Maurício de Lacerda, este grande brasileiro que, na pessoa do nosso saudoso e estimado amigo, Governador Carlos Lacerda, seu filho ilustre, nos legou um dos maiores e extraordinários talentos que a história pátria conheceu e consagrou.

Nesta fase de nossa vida pública, que nos encontra à frente da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos, estamos novamente dando testemunho inequívoco e concreto do nosso grande apreço e respeito pela Procuradoria Geral do Estado, com a qual continuamos mantendo a mesma linha de relacionamento.

Temos conosco, ao nosso lado, como colaboradores diretos, quatro das mais destacadas figuras dos quadros da Procuradoria Geral do Estado, os Procuradores Carlos Eduardo de Oliveira Valle, José Eduardo Barbosa Santos Neves, José Luiz Pacheco da Rocha e Luiz Carlos Guimarães Castro que, com o seu trabalho competente, dedicado e leal, estão nos ajudando, de modo decisivo, a cumprir, com êxito, a missão que nos foi confiada pelo eminente Governador Chagas Freitas.

Os nossos votos, ao encerrar este pronunciamento, são os de que, na sua nova Casa, a Procuradoria Geral do Estado, agora em melhores condições de conforto, possa continuar cumprindo, com o brilho de sempre, a importante missão que lhe cabe, de representar o Estado e defender os seus interesses, no campo jurídico e administrativo, interesses que, afinal, são os da coletividade.

Discurso, em 7 de fevereiro de 1980.

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Agua - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas