Discursos, Seminários e Palestras

Contrato de Financiamento das Obras da Av. Perimetral

Financiamento Perimetral Graças à decisiva colaboração do Ministro Mário Andreazza, e à compreensão das autoridades da Marinha, o Estado da Guanabara, na gestão Chagas Freitas, conseguiu retornar às obras da Avenida Perimetral, interrompidas há 15 anos. A foto reproduz aspecto da visita do Ministro Andreazza, do Governador e do Secretário de Obras, quando do início dos trabalhos, em fevereiro de 1974.

Representando S.Exa. o Senhor Governador do Estado que, neste momento comparece à chegada ao Rio de S.Exa. o Senhor Presidente da República, desejamos manifestar a nossa satisfação e os agradecimentos de todo o Estado da Guanabara ao eminente Ministro Mário Andreazza que, neste instante, consagra em definitivo, por meio do PROGRES, os contratos de duas importantes obras: a execução da Avenida Perimetral e o projeto da Variante da Avenida Brasil. Elas se constituem nas grandes linhas de penetração do Estado a se interligarem à Rede Rodoviária Federal.

Registre-se, por oportuno, a grandiosidade dessas duas obras, de tanta significação para a nossa coletividade, e que, por isso mesmo, encontrou por parte do Estado, uma enorme disposição para realizá-las, mediante a delegação que nos foi atribuída.

Seus reflexos no tráfego da nossa Cidade, por tão evidentes, quase dispensariam comentários, mas queremos, no particular, ressaltar o significado da Avenida Perimetral que irá juntar-se às obras que realizamos no Sistema Túnel Rebouças - Elevado Paulo de Frontin e seu prolongamento até a Avenida Brasil.

Teremos, como resultado, as ligações das Zonas Sul e Norte da Cidade, pela periferia, em relação ao Centro Urbano, o que retrata os mesmos princípios adotados pelas grandes metrópoles do mundo moderno.

Destaque-se, ainda, que, na história da administração do Estado, está sendo, hoje concretizada a sua mais significativa participação, em termos de obras integradas, no Plano Rodoviário Federal, sobretudo, com vistas à extraordinária obra que é a Ponte Rio - Niterói.

Isto demonstra a alta compreensão do ilustre Ministro Mário Andreazza para com os problemas da Guanabara, em perfeito entendimento com o empenho do eminente Governador Chagas Freitas no sentido de atender às crescentes e complexas exigências impostas ao Estado pela explosão de desenvolvimento dos dias em que vivemos.

Cabe uma palavra de confiança à Companhia Siderúrgica Nacional, na pessoa do seu digno Presidente, ilustre General Américo Silva, que vem executando, a contento, obras da mesma natureza para o Estado e com a qual estamos contando para assegurar o andamento satisfatório do empreendimento ora contratado.

Obras Perimetral Obras do prosseguimento da Avenida Perimetral Visita do Secretário por ocasião da demolição da rampa de acesso ao trecho existente.

Aos nossos mais calorosos agradecimentos ao Ministério dos Transportes, juntamos o reconhecimento todo especial ao Ministério da Marinha, pelo seu alto espírito de compreensão em relação aos nossos problemas e, finalmente, ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, destacando a sua ação que se tem traduzido num perfeito entrosamento em trabalho integrado. Os votos que neste instante formulamos são no sentido de que todos continuássemos dentro deste mesmo espírito de interação, de integração total, para que assim possamos, como agora, enfrentar e resolver o desafio futuro de empreendimento de igual ou maior envergadura em nosso Estado.

Discurso, em 1973.

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Agua - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas