Discursos, Seminários e Palestras

Carta em Agradecimento do Convite para Assumir a Presidência do Fluminense Futebol Clube

Meu Caro Presidente Frias

Estou muito sensibilizado ao tomar conhecimento, por seu intermédio, de que ilustres conselheiros e figuras altamente representativas da tradicional família tricolor manifestaram o propósito de indicar meu nome para o honroso Cargo de Presidente do Conselho Diretor do Fluminense Futebol Clube.

Tenho uma dívida de gratidão com o Clube das Laranjeiras, que tanto influenciou minha formação, jogador profissional que fui no período de minha vida universitária, e não poderia, também por essa razão, negar agora a contribuição do meu trabalho, para procurar ajudá-lo a cumprir o seu glorioso destino.

Há, entretanto, certas convicções, parte do meu princípio e da minha maneira de ser e de agir, que me fazem acreditar que a indicação só teria sentido, caso pudesse o meu nome contar com o apoio de todos; entendo que a sucessão presidencial do Fluminense, pode e deve ser marcada, no momento presente, com uma grande oportunidade para assegurar a harmonia de nossa agremiação: é ocasião de somar, não de dividir.

Assim, se o meu nome puder constituir-se no elemento catalizador dessa harmonia, por todos nós tão almejada, integrando correntes partidárias e eliminando disputas, estaria, desse modo, em condições de aceitar a honrosa missão que me cumpriria realizar.

Partiríamos, então, para um plano de ação visando a dar seqüência à expansão do nosso clube, em todos os seus setores, inclusive promovendo o aproveitamento da magnífica área da Barra da Tijuca, hoje já perfeitamente legalizada perante o Estado por meio do recente PAL 31 418, de 7 de dezembro de 1973, da Secretaria de Obras Públicas.

Caso a minha indicação não possa ser concretizada dentro desta ordem de idéias restar-me-á agradecer tão generoso convite; estaria, assim, guardando fidelidade às minhas convicções de jamais postular cargos ou posições políticas.

Desejo deixar aqui a expressão de minha profunda admiração pela lisura e correção com que o prezado amigo vem se desincumbindo da alta missão à frente do nosso querido Fluminense.

Com o sentimento de amizade pessoal, o abraço do

Emílio Ibrahim

Carta de 8 de fevereiro de 1974.

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Infraestrutura - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas