Discursos, Seminários e Palestras

Inauguração da Elevatória do Fundão e da Segunda Adutora da Ilha do Governador

Estamos aqui inaugurando mais uma obra de expressivo alcance social, integrante do sistema de abastecimento d'água de nossa cidade. Seu início somente foi possível após o término da Subadutora Urucuia - Juramento, construída no primeiro Governo de V. Exa., Senhor Governador, quando então levamos 500 milhões de litros de água, por dia, à Zona da Leopoldina.

A realização daquela obra permitiu a execução desta linha de abastecimento, hoje inaugurada, com a extensão de 7 km, diâmetro de 600 mm, integrada pela elevatória instalada na Ilha do Fundão, e que, trazendo mais 50 milhões de litros d'água por dia para toda esta região, duplicou o seu sistema de abastecimento, refletindo-se em significativo benefício para uma população da ordem de 300.000 pessoas.

O saneamento básico, no campo das obras de infra-estrutura, sobressai-se como o de maior importância para a coletividade. É daquele tipo de empreendimento que, embora representando enorme soma de investimentos e esforços técnico-administrativos, aparece, geralmente, sem grandes alardes, diferentemente de certas obras suntuosas que, sem o mesmo alcance social, refletem muito mais a satisfação de vaidades pessoais que o interesse público.

Raciocinando em torno destas idéias, e à semelhança da política já adotada no passado, o Governo Chagas Freitas, por intermédio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos, montou um plano quadrienal voltado para os problemas de infra-estrutura, em especial o saneamento básico, a habitação popular, a energia elétrica, o gás e o saneamento ambiental.

Este plano contempla todo o Estado, mas, principalmente, aquelas regiões ou áreas mais carentes que, por isso, merecem tratamento prioritário.

Pelo seu rápido desenvolvimento, no qual se inscreve o crescimento populacional, a Ilha do Governador estava de há muito a merecer a atenção do Governo, neste aspecto que estamos focalizando, e agora todos os seus habitantes já podem contar com a esperada solução para o problema de abastecimento de água, nessa agradável região.

É sempre para nós, homens da Administração Pública, motivo de grande júbilo podermos entregar algo concluído, mas, com isto, não esmorecemos jamais, prosseguindo na jornada que a vida pública nos determinou; quanto mais desafiante, quanto mais longo o caminho, maior o desejo de chegarmos ou vermos chegar à meta final, não importa quem a atinja ou quando ela será atingida.

De justiça queremos ressaltar, na oportunidade, a posição da Companhia Estadual de Águas e Esgotos - CEDAE, agora que já começam a aparecer os primeiros resultados de sua nova Diretoria sob a direção do seu ilustre Presidente engenheiro José Carlos Vieira e de sua excelente equipe, todos por nós recrutados dentro dos quadros de pessoal da própria Companhia.

Ao término destas breves palavras, queremos reafirmar aqui, coerentemente com as diretrizes que nos foram traçadas pelo eminente Governador Chagas Freitas, o nosso propósito de continuar servindo à coletividade, procurando sempre aperfeiçoar métodos e empregar recursos técnicos adequados, de modo tal que o produto final seja sempre o melhor.

Discurso, em 4 de agosto de 1979.

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Infraestrutura - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas