Discursos, Seminários e Palestras

Inauguração da Adutora da Barra da Tijuca e Implantação do Sistema de Gás Canalizado

Inauguração da Adutora da Barra da Tijuca Inauguração da Adutora da Barra da Tijuca
Solução do problema de água daquela importante região de expansão da Cidade do Rio de Janeiro, setembro de 1981.

Anel Metropolitano de Transmissão de Gás Solenidade da inauguração do Sistema de Gás Canalizado na Barra da Tijuca.

Dentre os serviços públicos considerados essenciais, destaca-se como da maior importância o de abastecimento d'água. Por isto mesmo, no Governo de V. Exa., Sr. Governador, o saneamento básico e, de modo particular, o abastecimento d'água constitui-se em uma das principais metas.

Hoje, aqui, no Recreio dos Bandeirantes, estamos para inaugurar a Adutora da Barra da Tijuca que, com os seus 28 km de extensão, e custo de 900 milhões de cruzeiros, partindo de Jacarepaguá e chegando ao Pontal, dará solução definitiva ao problema de água desta região, concorrendo, assim, para o desenvolvimento e servindo de suporte à natural expansão da Cidade do Rio de Janeiro.

Com vistas a esse mesmo grande objetivo, de concorrer para a expansão da Cidade, a CEG - Companhia Estadual de Gás do Rio de Janeiro, órgão igualmente vinculado à nossa Secretaria, já implantou, nesta região, cerca de 105 km de rede de gás canalizado, em que foram investidos 700 milhões de cruzeiros, atendendo, inicialmente, a cerca de 5.000 usuários.

Lembre-se, por oportuno, que o atual abastecimento d'água existente, em pequenas áreas desta região, é ainda fruto de obra que realizamos no Governo de V. Exa., no antigo Estado da Guanabara, através de uma subadutora de 18 km, partindo de Jacarepaguá, até a Praça Euvaldo Lodi, com o objetivo de abastecer os bairros Jardim Oceânico, Tijuca-Mar e Centro da Barra.

Mas, o que é importante ressaltar, nesta oportunidade, é que esta Adutora que estamos inaugurando faz parte do Plano de Obras do Governo de V. Exa., particularmente no setor de abastecimento d'água, cujo programa de realizações destaca-se pela grandiosidade de sua extensão, atingindo praticamente todo o Estado, para atender, em especial, às classes de população mais carente, envolvendo expressivos recursos da ordem de 15 bilhões de cruzeiros.

Deste programa de realizações, assinalamos como de maior expressão:

  • bullet a duplicação da Estação de Tratamento do Guandu, que executamos pela segunda vez, marcando a visão de um Governo que se preocupa com as verdadeiras obras de alcance social;
  • bullet a grandiosa obra da Adutora da Baixada Fluminense que, com 45 km de extensão, atendendo a uma população de 3 milhões de habitantes, representará a redenção de toda aquela importante região que, durante tantos anos, vem aguardando uma solução definitiva para o problema de abastecimento d'água. É, também, um empreendimento marcante pelo seu alto significado social, que igualmente caracteriza o Governo de V. Exa.;
  • bullet o novo sistema de abastecimento d'água de Niterói e São Gonçalo, de igual alcance social, que virá também dar solução definitiva para o problema, atendendo aos justos reclamos das populações daqueles importantes municípios;
  • bullet a região dos Lagos, antes do próximo verão, terá, também, o seu problema de água resolvido, com a duplicação da Estação de Tratamento de Juturnaíba e a nova Adutora de Cabo Frio;
  • bullet finalmente, são, também, dignas de destaque obras concluídas, projetadas ou em andamento, em diversos municípios do interior do Estado, como, por exemplo, Teresópolis, Campos, Itaguaí, Macaé, São Fidelis, Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Angra dos Reis, Parati, Paraíba do Sul, Cantagalo, Cordeiro, Correias e Nogueira, em Petrópolis.

Todo esse grandioso elenco de realizações, do maior alcance social, contou com a participação ativa das lideranças políticas que apóiam o Governo de V. Exa. e que, perfeitamente integradas nos seus ideais, colaboram efetivamente, para que sejam atingidos todos os seus objetivos, no sentido de bem servir à causa pública.

Cabe aqui, também, uma referência especial à colaboração prestada pelo Ministério do Interior, por intermédio do BNH, na formação do suporte financeiro desta obra, mediante financiamento.

Mais uma vez conjugam-se os esforços dos Governos da União e do Estado, para dar soluções adequadas e oportunas aos problemas que afligem as nossas comunidades, sobretudo as mais carentes.

Cada vez mais estamos convencidos, e não nos cansamos de repetir, que a grande vocação do Estado é atingir alto nível de desenvolvimento por todos os caminhos que contribuam para o bem-estar social e a prosperidade de seus habitantes.

Esta é, em síntese, Sr. Governador, a base político-filosófica que inspira os atos e as ações do Governo de V. Exa.

Para finalizar, desejamos ressaltar o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela CEDAE, cuja competente diretoria tem à sua frente o prezado amigo e colega engenheiro José Carlos Vieira.

Discurso, em 16 de setembro de 1981.

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Infraestrutura - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas