Discursos, Seminários e Palestras

Empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, para a Recuperação e Ampliação das Obras do Guandu

O Banco Interamericano de Desenvolvimento vem, uma vez mais, colaborar de maneira efetiva com o nosso País, em especial com o Estado da Guanabara.

A importância de 10 milhões de dólares destinada à CEDAG pelo BID, em termos de financiamento, corresponde a um considerável investi-mento destinado a ocorrer às despesas com as obras de recuperação do lote 2.

Fazemos absoluta questão de mencionar que também concorre, e de maneira expressiva, para esse empreendimento o Banco Nacional de Habitação; queremos, portanto, deixar aqui consignados os nossos agradecimentos ao BNH por essa sua colaboração, que podemos considerar concretizada, uma vez que o financiamento já se encontra praticamente aprovado.

É de justiça igualmente ressaltarmos, na oportunidade, a posição da CEDAG, agora que já começam a aparecer os primeiros resultados de sua nova Diretoria, em termos de providências de vulto, adotadas sob a orientação do seu ilustre Presidente e de sua brilhante equipe, todos por nós recrutados dentro dos quadros de pessoal da própria Companhia.

Dentro dos propósitos da Secretaria de Obras, com base no Plano de Obras a que nos referimos, espera o Governo Chagas Freitas, entregar à população do Rio, em perfeito equilíbrio, em relação às suas necessidades, um sistema de abastecimento de água digno dos grandes centros urbanos. Para complementação do investimento necessário a esse grandioso e com-plexo empreendimento, cujo total ascende a 300 milhões de cruzeiros, serão utilizados pelo Governo os recursos próprios da CEDAG.

Obras de tal porte, embora hoje em dia comuns às grandes cidades, demonstram pelo mecanismo misto do financiamento exigido, como foi e é acertada a política do atual Governo, no sentido de entregar determinados tipos de atividades a órgãos da administração indireta; demonstram, também, o acerto, pelos mesmos motivos, da orientação de abrir novas empresas estatais, quando a natureza do serviço público assim o aconselha, para permitir maiores flexibilidades, principalmente no que toca à captação de recursos, mediante financiamentos, frutos da interação com outras grandes empresas e instituições públicas ou privadas. Por isso, em boa hora foi criada a ESAG - Empresa de Saneamento do Estado da Guanabara, há pouco tempo implantada e já em pleno funcionamento.

Antes de terminar, desejamos ressaltar a excelente recepção que tivemos em Washington e a magnífica receptividade às nossas pretensões, por parte dos dirigentes do BID, no setor correspondente ao nosso País. Registre-se a excelente qualidade dos trabalhos que ali se vêm desenvolvendo para atendimento das nossas necessidades, cada vez maiores e mais complexas, nesta impressionante arrancada com que o Brasil vem surpreendendo o mundo todo.

Na pessoa do seu ilustre Diretor, desejamos manifestar os agradecimentos do Governo do Estado, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, pedindo-lhe, sejam eles transmitidos aos demais componentes de sua direção, em especial aos do Setor para Assuntos do Brasil. A todos os presentes os nossos agradecimentos pelo seu comparecimento e pela atenção com que nos ouviram.

Discurso extraído do livro "As Grandes Obras que Mudaram a Face do Rio". 1975.

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Agua - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas