Emílio Ibrahim - memórias
vazio
vazio
vazio
Início
Biograifa
Atuação
Realizações
Sistema Viário
Infra-estrutura
Urbanização
Prédios Públicos
Órgãos Públicos
Ações administrativas
Artigos
Discursos
Imprensa
Imprensa
Momentos Significativos
Preito
Contato
vazio

Discursos

Posse na Presidência da Administração dos Estádios da Guanabara - ADEG

Assumo o cargo de Presidente da Administração dos Estádios da Guanabara em momento excepcional da existência da autarquia. Inicia o antigo Distrito Federal a sua vida como Estado membro da União, no pleno gozo da autonomia assegurada pela Constituição da República à sua nova condição. Um novo Governo, cuja autoridade emana diretamente da vontade popular, livremente expressada, assume o poder, com amplo programa de reforma de métodos e critérios, com o apoio, as esperanças e o mais vivo entusiasmo da maior parte da população. Um profundo incentivo às atividades relativas à educação física e aos desportos, em termos nunca efetivados no País, planeja o mesmo Governo levar a cabo no Estado, com vistas ao qual já anunciou a próxima criação de uma Secretaria de Estado, que assessorará o Governador no estudo e na solução de todos os problemas relacionados com o assunto.

Enorme soma de encargos caberá, pois, ao atual Presidente da ADEG, para a qual não poupará dedicação, nem esforços, nem energia, buscando e esperando a colaboração de todos aqueles que, pelo seu saber e experiência, estejam em condições de auxiliá-lo na tão importante e ingente tarefa que lhe incumbe realizar.

Como também já é do conhecimento geral, encarregou o senhor Governador Carlos Lacerda de dirigir todas as iniciativas relativas ao seu programa de Governo, no setor dos desportos, a figura ímpar de desportista que é João Havelange, cuja vida como atleta perfeito e dirigente desportivo, é sobejamente conhecida, dispensando ser por mim aqui realçada.

Fui distinguido com a escolha de Sua Senhoria para me encarregar da direção da ADEG, escolha essa que mereceu a acolhida generosa do Governador Carlos Lacerda, e que honrarei plenamente.

Conheço bastante o problema do desporto em geral, e em particular no Estado. Devo realçar, neste momento, que fui um estudante que lutou só para vencer e que necessitou buscar no desporto os recursos financeiros para conclusão de meu curso universitário.

Agradeço ao João Havelange a confiança em mim depositada, e ao Governador Carlos Lacerda o apoio que me deu, a sua confiança, permitindo-me participar de seu Governo, que se caracterizará, estou certo, pelas reformas que levará a cabo, com o enaltecimento cada vez maior de seu nome, visando ao bem-estar da população da Guanabara.

Já entregou João Havelange ao Governador Carlos Lacerda o projeto básico de estruturação da futura Secretaria Geral de Educação Física e Desportos, que está sendo apreciado pela equipe constituída para formular o plano geral de reforma administrativa do Estado, ao qual, naturalmente, aquele projeto terá que se adaptar. Na conformidade com o trabalho elaborado, a ADEG será mantida, sob a jurisdição da referida Secretaria-Geral. Terá, no entanto, que sofrer alterações em sua estrutura e funcionamento para permitir-lhe alcançar plenamente seus objetivos; e os estudos para essas alterações serão imediatamente iniciados.

As obras, por outro lado, para ultimação e complementação do Estádio do Maracanã, prosseguirão como já determinou o Governador Carlos Lacerda.

A nova administração da ADEG espera toda a cooperação de seus servidores, que estão convocados para a missão do engrandecimento e renovação da autarquia programada pelo atual Governo do Estado. Os interesses desses servidores serão rigorosamente respeitados, sem prejuízo, como é óbvio, dos superiores interesses do Estado, que de todos eles espera dedicação, disciplina e decidida participação naquela missão.

Dentro dos nossos princípios, fica esta Casa desde já aberta a todos quantos queiram conosco colaborar, na grande missão que nos cabe realizar.

Entendemos imprescindível para bem levá-la ao fim, a efetiva e constante cooperação da imprensa falada e escrita, compreendida nela a televisão, em seu trabalho de divulgação, de crítica construtiva, com a qual a Presidência faz questão de manter o mais estreito contato, e para o que tomaremos, desde logo, as adequadas medidas.

Saúdo V.Sa., senhor João Willibaldi, de cujas mãos acabo de receber o cargo de Presidente da ADEG.

Discurso, em dezembro de 1960.


vazio
Maracanã
Emissário Submarino de Ipanema
Guandu
Lagoa Rodrigo de Freitas
Viaduto Paulo de Frontin
Avenida Perimetral
Nova Lapa
Tecnoweb


vazio
vazio
| Início | Biografia | Atuação | Sistema Viário | Infra-Estrutura Básica | Urbanização | Prédios Públicos | Órgãos Públicos |
| Momentos Significativos | Depoimentos | Preito de Reconhecimento | Contato |
vazio
Melhor visualisado 800x600 * Desenvolvimento: Tecnoweb
vazio