Discursos, Seminários e Palestras

Posse na Presidência da Administração dos Estádios da Guanabara - ADEG - Estádio do Maracanã

Posse no Maracana O Governador Carlos Lacerda dá posse ao Eng. Emílio Ibrahim na presidência do Maracanã

Assumo o cargo de Presidente da Administração dos Estádios da Guanabara em momento excepcional da existência da autarquia. Inicia o antigo Distrito Federal a sua vida como Estado membro da União, no pleno gozo da autonomia assegurada pela Constituição da República à sua nova condição. Um novo Governo, cuja autoridade emana diretamente da vontade popular, livremente expressada, assume o poder, com amplo programa de reforma de métodos e critérios, com o apoio, as esperanças e o mais vivo entusiasmo da maior parte da população. Um profundo incentivo às atividades relativas à educação física e aos desportos, em termos nunca efetivados no País, planeja o mesmo Governo levar a cabo no Estado, com vistas ao qual já anunciou a próxima criação de uma Secretaria de Estado, que assessorará o Governador no estudo e na solução de todos os problemas relacionados com o assunto.

Enorme soma de encargos caberá, pois, ao atual Presidente da ADEG, para a qual não poupará dedicação, nem esforços, nem energia, buscando e esperando a colaboração de todos aqueles que, pelo seu saber e experiência, estejam em condições de auxiliá-lo na tão importante e ingente tarefa que lhe incumbe realizar.

Como também já é do conhecimento geral, encarregou o senhor Governador Carlos Lacerda de dirigir todas as iniciativas relativas ao seu programa de Governo, no setor dos desportos, a figura ímpar de desportista que é João Havelange, cuja vida como atleta perfeito e dirigente desportivo, é sobejamente conhecida, dispensando ser por mim aqui realçada.

Fui distinguido com a escolha de Sua Senhoria para me encarregar da direção da ADEG, escolha essa que mereceu a acolhida generosa do Governador Carlos Lacerda, e que honrarei plenamente.

Conheço bastante o problema do desporto em geral, e em particular no Estado. Devo realçar, neste momento, que fui um estudante que lutou só para vencer e que necessitou buscar no desporto os recursos financeiros para conclusão de meu curso universitário.

Agradeço ao João Havelange a confiança em mim depositada, e ao Governador Carlos Lacerda o apoio que me deu, a sua confiança, permitindo-me participar de seu Governo, que se caracterizará, estou certo, pelas reformas que levará a cabo, com o enaltecimento cada vez maior de seu nome, visando ao bem-estar da população da Guanabara.

Já entregou João Havelange ao Governador Carlos Lacerda o projeto básico de estruturação da futura Secretaria Geral de Educação Física e Desportos, que está sendo apreciado pela equipe constituída para formular o plano geral de reforma administrativa do Estado, ao qual, naturalmente, aquele projeto terá que se adaptar. Na conformidade com o trabalho elaborado, a ADEG será mantida, sob a jurisdição da referida Secretaria-Geral. Terá, no entanto, que sofrer alterações em sua estrutura e funcionamento para permitir-lhe alcançar plenamente seus objetivos; e os estudos para essas alterações serão imediatamente iniciados.

As obras, por outro lado, para ultimação e complementação do Estádio do Maracanã, prosseguirão como já determinou o Governador Carlos Lacerda.

A nova administração da ADEG espera toda a cooperação de seus servidores, que estão convocados para a missão do engrandecimento e renovação da autarquia programada pelo atual Governo do Estado. Os interesses desses servidores serão rigorosamente respeitados, sem prejuízo, como é óbvio, dos superiores interesses do Estado, que de todos eles espera dedicação, disciplina e decidida participação naquela missão.

Dentro dos nossos princípios, fica esta Casa desde já aberta a todos quantos queiram conosco colaborar, na grande missão que nos cabe realizar.

Entendemos imprescindível para bem levá-la ao fim, a efetiva e constante cooperação da imprensa falada e escrita, compreendida nela a televisão, em seu trabalho de divulgação, de crítica construtiva, com a qual a Presidência faz questão de manter o mais estreito contato, e para o que tomaremos, desde logo, as adequadas medidas.

Saúdo V.Sa., senhor João Willibaldi, de cujas mãos acabo de receber o cargo de Presidente da ADEG.

Discurso, em dezembro de 1960.


Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Agua - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas