|
|
|
|
Presença da FEEMA na Política
Nacional do Meio-Ambiente
Emílio
Ibrahim
|
Nova Iguaçu
- Volta Redonda - Barra Mansa
Visita à Escola Estadual Armando Dias, construída
pela EMOP, inauguração da Sede da EMOP em Volta
Redonda, inauguração da Sede Regional da FEEMA e
visita às obras do Fórum de Barra Mansa |
Os problemas decorrentes da
inadequada exploração econômica dos recursos
naturais não são recentes, e as preocupações
do homem comum e do administrador público com a qualidade
de vida da população, crescentemente deteriorada por
uma trágica contrapartida ao desenvolvimento a qualquer
custo, são históricas. O que se põe em
relevo, na atualidade, é o impacto e o agravamento
explosivo dos índices dessa deterioração,
conseqüência no século passado da revolução
industrial e do processo de urbanização que
caracterizaria as sociedades contemporâneas, multiplicado
esse agravamento em nossos dias pela emergência das potências
industriais e pós-industriais.
A nova sociedade passou a exigir
também dos países ainda pobres ou em desenvolvimento
uns fornecedores tradicionais de matérias primas para os países
manufatureiros, outros procurando, com o desenvolvimento
acelera-do superar o atraso tecnológico e industrial de
custo elevadíssimo, medido pela degradação
ambiental.
Nesse quadro é que se insere
a preocupação internacional pela proteção
do meio-ambiente, e cujo marco, sem dúvida, é a
Conferência de Estocolmo, convocada pela Organização
das Nações Unidas - ONU, realizada em junho de 1972,
e na qual o Brasil desempenhou papel de relevância, como voz
destacada do chamado Terceiro Mundo. Resultado dessa reunião,
além do aprofundamento da discussão das questões
ambientais em âmbito nacional, foi a criação,
no ano seguinte, da Secretaria Especial do Meio-Ambiente - SEMA. O
debate que, a partir desse evento, se desenvolveu em todo o País,
com a participação em primeiro plano dos meios de
comunicação de massa, com vistas à criação
de uma consciência ecológica social, é do
conhecimento de todos.
A Lei nº 6.938, de 31 de
agosto de 1981, instituindo a Política Nacional de
Meio-Ambiente, visa a compatibilizar a necessidade de
desenvolvimento com a preservação do patrimônio
ambiental e a simultânea melhoria da condição
de vida do Cidadão. Esforço esse que se robustece a
partir da criação da Secretaria Especial do
Meio-Ambiente, no âmbito do Ministério do Interior e,
nos Estados, de órgãos de controle ambiental, dentre
os quais a FEEMA, que exerceu papel pioneiro, e hoje é
modelo de estrutura e funcionamento.
A atuação da FEEMA
também se fez presente no texto da Lei que estabeleceu a
Política Nacional de Meio Ambiente, que consagra a ação
educativa sobre a atividade controladora e eleva, como objetivo, a
compatibilização do desenvolvimento econômico-social
com a preservação da qualidade do meio-ambiente e do
equilíbrio ecológico, sintetizado na ex-pressão
"desenvolvimento a baixo custo ecológico".
O Governo do Estado do Rio de
Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Obras e
Serviços Públicos, atuando por meio da FEEMA,
integrada nessa concepção comum de meio-ambiente e
proteção ambiental, atendeu à solicitação
do Ministério do Interior para apresentar sugestões à
redação do decreto do Executivo Federal, que
regulamentará a Política Nacional do Meio Ambiente.
A proposta encaminhada pela FEEMA foi objeto de ampla e democrática
discussão, da qual participaram, sem distinções,
quer hierárquicas, quer de qualificações,
todos os escalões administrativos e técnicos daquela
Fundação.
E assim o Estado do Rio de Janeiro
que, permanentemente vem contribuindo para a correta fixação
de uma política ambiental, uma vez mais marcou a sua presença,
em nível nacional, com o objetivo maior de colaborar no
aperfeiçoamento normativo dessa política.
|
|
|
|
|