Ademir se junta a Nilton Santos, Castilho e outros na ADEG
Emílio Ibrahim,
Presidente da ADEG e Conselheiro Fundador da FUGAP, entre seus
assessores Ademir Menezes e Orlando Viana. A FUGAP prestava
atendimento aos jogadores profissionais no seu ocaso. Em 1948,
Orlando e Emílio jogavam no Fluminense e Ademir era o
grande ídolo do Vasco da Gama.
"Autorizo, com prazer. Confio em que Ademir poderá prestar à ADEG excelentes serviços. Reitero meu pedido ao engenheiro Ibrahim para dar toda assistência aos pequenos clubes".
Este foi o despacho do Governador Carlos Lacerda no ofício enviado pelo Presidente da ADEG, engenheiro Emílio Ibrahim, solicitando a contratação do ex-craque da seleção nacional Ademir Marques de Menezes, a exemplo do que ocorrera com Nilton Santos, Castilho, Barbosa, Jair Rosa Pinto, Orlando, Telê, Chico, Esquerdinha e Décio Esteves.
Pessoal Especializado Contratado para o Fundo de Garantia do Atleta Profissional - FUGAP
No ofício, o engenheiro Emílio Ibrahim justifica o pedido dizendo que uma das finalidades da Administração dos Estádios da Guanabara é a de proporcionar assistência técnica aos clubes amadoristas.
"Essa colaboração é essencial ao desenvolvimento dos desportos amadoristas e obedece aos objetivos do Governo de V. Exa.".
Diz ainda no ofício, acrescentando:
"Assim sendo, julga esta administração que a contratação de pessoal especializado seria indispensável, para que os primeiros passos fossem dados no campo da assistência técnica aos clubes amadores, por parte da ADEG".
E adiante:
"Naturalmente que, para o desempenho de tais funções, é de se exigir pessoal categorizado e nada mais lógico, e, ao mesmo tempo, justo que seja ele recrutado dentre os nossos desportistas de maior fama e prestígio internacionais. Nesse caso, encontra-se Ademir Marques de Menezes, cujo virtualismo profissional já de há muito transpôs nossas fronteiras e cuja moral, espírito de disciplina e sentido de cumprimento de dever têm sido, por igual, reconhecidos por todos quantos o têm aplaudido ao longo de sua brilhante carreira".
"É, pois, fundado nestas razões que propomos a V.Exa. a contratação de Ademir Marques de Menezes, para exercer, sob a forma de contrato, a função de Auxiliar Técnico de Desportos, o qual teria uma remuneração equivalente ao nível 22 que é, exatamente, a faixa de vencimentos estabelecida para as funções técnico-especializadas", concluiu o engenheiro Emílio Ibrahim.
Despachos dados nos processos administrativos de admissão, em 28 de setembro de 1963.