Ações Administrativas

Criação da Empresa de Saneamento da Guanabara (ESAG) e Posse da sua Diretoria

A criação da Empresa de Saneamento do Estado da Guanabara - ESAG, que agora, com a investidura do seu corpo de dirigentes, se torna uma realidade, marca, sem dúvida, a posição firme do atual Governo, em relação ao problema do saneamento, neste Estado.

A despeito de alguns esforços isolados, talvez um pouco tímidos, ou porque a conjuntura tivesse sido adversa, só agora, já com uma certa defasagem em relação ao tempo, graças à larga visão do eminente Governador Chagas Freitas, é que o problema do saneamento, de tamanha relevância em relação à Guanabara, está sendo encarado em termos de um trabalho sério e com adequado tratamento, do ponto de vista de métodos de administração, de modo a vê-lo equacionado e - o que é importante - resolvido, em definitivo.

Por isso é que este momento, em que assume suas funções a primei-ra Diretoria da ESAG, deve constituir-se em motivo de satisfação e orgulho para todo o Estado, em particular, para a Secretaria de Obras Públicas.

Desejamos, na oportunidade, ressaltar as qualidades excepcionais dos novos Diretores da Empresa recém-criada, todos eles recrutados segundo o critério do mérito pessoal, engenheiros de reconhecida competência e experiência profissional.

A criação de órgãos da mesma natureza, dotados de personalidade jurídica própria, guardando algumas das características positivas de em-presas privadas, é considerada, modernamente, como a melhor maneira de administrar descentralizadamente, com grande flexibilidade, propiciando maiores facilidades na obtenção de recursos financeiros, e tantas outras vantagens, que permitem uma otimização do desenvolvimento da ação administrativa.

Com base nessa filosofia, é propósito do atual Governo promover a criação, em todo o Estado, de órgãos do mesmo tipo da ESAG, nos setores em que a instituição de empresas públicas ou sociedades de economia mista for julgada a forma mais conveniente e racional de exercer a sua administração com maior proveito para a coletividade.

Ao término destas palavras, desejamos felicitar os novos Diretores, considerando de parabéns o Estado pela sua escolha, e augurando-lhes pleno êxito no desempenho das relevantes funções que lhes forem confiadas por S. Exa. o Sr. Governador Chagas Freitas.

Discurso, em junho de 1972.

Grandes obras

  • Estadio do Maracana

  • Emissario Submarino Ipanema

  • Guandu

  • Agua - Sao Conrado e Barra

  • Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Viaduto Paulo de Frontin

  • Elevado da Perimetral

  • Praias de Ipanema e Leblon

  • Nova Lapa

  • Escolas Publicas